Friday, February 11, 2005

Inconsciência Comum

Koln, Alemanha

Esta foi uma visão do interior da catedral de Colónia ou um acesso aos antípodas da mente? Sem quaisquer aditivos, mescalina ou ácido lisérgico, sem hipnose, sem a indução do dióxido de carbono, sem coisa alguma, ali, naquele interior, todas as correntes redutoras do cérebro se quebraram. Uma catedral assim submersa é, sem dúvida, um acesso à inconsciência comum, não é assim caro Huxley?

3 Bocas:

Anonymous Anonymous Disse...

como diz o próprio Huxley:
"A sobrevivência da democracia depende da capacidade de grandes maiorias de fazer escolhas de um modo realista, à luz de uma informação suficiente."
... e ainda:
" Há três espécies de inteligência: a inteligência humana, a inteligência animal e a inteligência militar."

11:57 AM  
Anonymous Anonymous Disse...

cont.
será esta luz que nos fala Huxley?
qual das inteligências devemos usar?

12:01 PM  
Blogger Kid A Disse...

Em relação à sobrevivência da democracia... os últimos dias de política em Portugal, onde alguns dos candidatos são levados ao colo pela comunicação social, deixam-me pouco crente nessa premissa de informação suficiente. Será suficiente um sinónimo de veracidade, exactidão?
As três inteligências.. desconheço as descrições de Aldous a esse respeito, mas, há muitos nomes para as mesmas inteligências: António Damásio e as suas inteligências em "O erro de Descartes" ou "O Sentimento de si", Daniel Goleman com a Inteligência Emocional, Etc.
Eu cá no meu mundinho gostaria de usar sempre de uma inteligência que fosse uma ponderação racional sobre a minha inteligência emocional (animal ou o que lhe quiserem chamar).

12:48 PM  

Post a Comment

<< Home